A importância vital do hormônio testosterona no homem

Você provavelmente já ouviu falar sobre o hormônio testosterona, mas você não tem muita informação sobre isso. Está relacionada à virilidade e aos homens principalmente, porque tem um grande impacto na qualidade do esperma, por exemplo.

Saiba mais sobre esse hormônio no artigo a seguir.

Qual é a função do hormônio testosterona?

médico endocrinologo

A testosterona é um hormônio esteróide que pertence ao grupo dos andrógenos e, além de estar presente em mamíferos, é encontrado em aves, répteis e alguns invertebrados.

No caso de mamíferos (como humanos), ocorre nos testículos de machos e fêmeas, nos ovários. Pequenas quantidades são secretadas pelas glândulas supra-renais, é o principal hormônio masculino e um esteróide anabolizante .

Não há dúvida de que o hormônio testosterona desempenha um papel fundamental nos homens, uma vez que desenvolve os tecidos da próstata e testículos, mas também aumenta a massa muscular e óssea, permite que o cabelo cresça e há mais possibilidades de fertilização. É essencial para a saúde porque previne a osteoporose e proporciona bem-estar.

Durante a fase da puberdade , a testosterona tem a maior parte do trabalho em relação ao desenvolvimento dos jovens :

  • Aumenta as glândulas sebáceas e o desenvolvimento como engrossar o pênis e outras partes do corpo.
  • Aumenta a libido e permite ereções.
  • Desenvolve pelos púbicos, faciais e peitorais, também nas axilas e coxas.
  • Aumentar a massa muscular e força.
  • Aprofundar o tom da voz.
  • Permite que o tecido espermatológico cresça e ajuda na fertilidade masculina.
  • Serve para expandir a caixa torácica e também os ombros, mandíbula, nariz e queixo.
  • Nos adultos , a testosterona também tem muitos efeitos, muito importantes para a reprodução, principalmente:
  • É necessário produzir espermatozóides.
  • Fornece mais energia física e mental.
  • Evita o aparecimento de câncer de próstata.
  • Mantém a saúde cardiovascular e promove o sistema imunológico.
  • O hormônio testosterona e seus efeitos na vida cotidiana

Enquanto a testosterona é produzida nos testículos, tem uma alta incidência no cérebro e em outros órgãos vitais, como os pulmões, coração, fígado, etc.

Pode fazer a pessoa ter pensamentos lascivos, considerar certos cheiros prazerosos e aumentar o apetite sexual ou a libido. Alguns pesquisadores indicam que, quando há muita testosterona, os homens se tornam agressivos e irascíveis, e isso causa distúrbios em seu humor.

A verdade é que em alguns estágios da vida, como ser casado ou ter filhos, os níveis desse hormônio podem ser modificados. Para poder nivelá-lo, é necessário consumir alimentos como nozes, alguns vegetais, peixes como salmão e ovos. Desta forma, o nível de testosterona retornará ao normal.

Como a testosterona é produzidaSe você estiver procurando por maneiras de recuperar o seu nível de hormônio testosterona, basta seguir o passo a plano de guia poderoso passo mais testosterona em 31 dias , Mark Wilson. Com este programa você pode recuperar seu potencial viril em seis semanas ou menos, estimulando a secreção natural de testosterona com estratégias muito simples.

É a melhor maneira de aprender como a testosterona é produzida, acrescentando à sua dieta alimentos poderosos e aplicando técnicas subliminares que farão com que você desfrute de sua masculinidade novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *